Canha comemorou foral de 1516

 Canha; crescer aos 840 anos

Canha comemorou, pela primeira vez, o Dia da Vila de Canha que celebrou 840 anos de história no dia 10 de fevereiro. No âmbito do Aniversário teve lugar no sábado, dia 11 de fevereiro, uma sessão solene, na Praça da República de Canha, onde foi descerrada uma laje alusiva às comemorações. A cerimónia contou, entre outras, com a presença da presidente da Câmara do Montijo, Maria Amélia Antunes. 

Canha tem foral desde 1516


A proposta do dia 10 de fevereiro como o Dia da Vila de Canha foi elaborada em homenagem aos forais atribuídos a Canha pela Comissão Comemorativa do Dia da Vila de Canha. 
O Presidente da Comissão, Vasco Maia, referiu que “o principal objetivo com vista a promover a definição e publicação do dia de Canha, bem como a sua antiguidade foi alcançado. Por nossa proposta aprovada em assembleia de freguesia de 17 janeiro e a sua respetiva publicação em edital no dia 23 de janeiro, doravante, celebramos o dia da Vila de Canha a 10 de fevereiro, como dia de constituição da vila”. 
Vasco Maia sublinhou que com a Lage alusiva ao Dia da Vila de Canha a comissão pretendeu “lançar o mote para as futuras gerações darem continuidade à preservação e divulgação do modo de vida de Canha”.

Canha tem tudo para crescer 

A presidente, Maria Amélia Antunes, destacou os fatores que, na sua visão, validam um futuro promissor da freguesia “O projeto da construção do Novo Aeroporto, o potencial agrícola, florestal e pecuário, atração pelo turismo rural, as atividades ligadas a áreas industriais com particular destaque para o setor energético e agroalimentar, são oportunidades de criação de emprego e riqueza que permitirão a atração e fixação de novos habitantes”
A autarca defendeu ainda que “no presente, quando tanto se fala da extinção e agregação de freguesias, particularmente por quem não tem conhecimento das múltiplas realidades locais e regionais e pouco cuida das pessoas, é nossa convicção que a freguesia de Canha tem, nesta matéria um estatuto intocável. Concelho do passado, freguesia do presente, freguesia do futuro.”
Recorde-se, que a instituição deste Dia da Vila de Canha prende-se com a data do seu foral manuelino, assinado pelo punho do próprio monarca, em 10 de fevereiro de 1516. É o único original dos dois forais de Canha que há conhecimento documental, e que hoje se encontra aos cuidados do arquivo histórico da Câmara Municipal do Montijo. 
O outro, certamente o primeiro dos forais com que esta vila foi contemplada, remonta ao ano de 1235, bem anterior à própria existência da antiga Aldeia Galega do Ribatejo, atual Montijo, que só viria a surgir por volta do ano de 1321. 

Agência de Notícias 

Comentários