Assembleia Municipal aprova Plano de Pormenor da Zona Norte da Mata de Sesimbra

Sesimbra aposta forte no turismo

A Assembleia Municipal de Sesimbra aprovou, por maioria, na sessão ordinária de 3 de fevereiro, a versão final do Plano de Pormenor da Zona Norte da Mata de Sesimbra e a consequente revogação de algumas disposições do Plano Diretor Municipal, com efeitos restringidos ao âmbito territorial deste Plano de Pormenor. 

Novo plano permite construção de empreendimentos turísticos 


A votação foi precedida de uma explicação sumária do processo, por parte do presidente da Câmara Municipal, Augusto Pólvora, que elencou as principais caraterísticas do Plano.
“Trata-se de um projeto de natureza turística, que incorpora as diretrizes do Plano de Gestão Ambiental e de Acessibilidades, e que envolveu um longo período de concertação, na qual estiveram envolvidas muitas entidades”, referiu o presidente.
O autarca explicou ainda que, antes de qualquer intervenção no espaço, o promotor deverá obrigatoriamente construir as acessibilidades necessárias, e obter as declarações de impacte ambiental favoráveis à concretização dos empreendimentos turísticos previstos permitindo uma aprovação mais célere dos empreendimentos.
Razão que o tornam num instrumento de gestão territorial muito importante, na medida em que contribuirá para a valorização ambiental, económica e turística do concelho.

Plano prevê instalação de cinco hotéis

O presidente da Câmara Municipal informou depois que, da discussão pública resultou uma alteração ao Plano, relacionada com a faixa de proteção à EN377, que levou à retificação em termos de limites e polígonos de implantação, no que respeita a parcelas que se encontravam a menos de cem metros da via. Seguiu-se o debate e votação, que resultou na aprovação por maioria, com 1 voto contra e 5 abstenções.
O Plano de Pormenor da Zona Norte da Mata de Sesimbra abrange uma área de cerca de 3773 hectares, maioritariamente a poente da EN378, e prevê, entre outras valências, a construção de cinco hotéis, 2 campos de golf, 1 centro de estágios, centro hipico, centro de férias de juventude, espaços culturais, comerciais e de serviços, cinco percursos de natureza e sete aldeamentos turísticos.

Agência de Notícias 

Comentários